Google+ e SEO

Google+ e SEO andam de mão dadas (se a equipe de SEO não usa o G+, é melhor dessistir dela antes de desistir do Google+) e aqui vão dois argumentos para mostrar o quanto é importante considera-lo na sua estratégia de SEO.

 

Apesar dos maquiados 190 milhões de usuários ativos, é difícil encontrar conversas entrem os posts recentes quando você clica “sem querem” no botão do Google+ enquanto estava querendo acessar o seu gmail ou agenda (Maquinados porque os usuários ativos do G+ contam com todas as pessoas que usam o Gtalk do Gmail ou do celular – agora chamado de Hangout – para conversar com seus contatos), mas acredito que ainda não é hora de desistir dessa insistente rede.

 

Google+ e SEO

Google+ e SEO

Fatores de rankeamento de SEO

Existe uma discussão o +1 é extremamente influente ou se não tem impacto. Veja estudo completo sobre a influência ( fatores de rankeamento 2013 ) e discussão sobre a não validação desses argumentos https://news.ycombinator.com/item?id=6243451

 

Mas não é só de +1 que vamos falar nesse post. Uma das coisas mais importantes no Google+ é que páginas de empresa, perfis e comunidade tem PageRank, portanto deve ser consideradas como peças importantes para construção de reputação quando se está pensando em uma estratégia de SEO.

Fontes de PageRank no Google+

PageRank Interno

Assim como na sua estratégia de SEO para o site, você também deve considerar os links internos da rede como parte importante para ganhar autoridade.

Sua própria rede de contatos pode ajudar a construir seu PR, porém menções, compartilhamentos e (provavelmente) engajamento com outros usuários deveriam ser a base da sua estratégia. Quando você menciona alguém no Google+ (colocando + mais o nome), está criando um link para o perfil da pessoa.

Dica: Não pense só em ganhar seguidores, como construir a base é importante para gerar autoridade. Crie relacionamentos e troque links com pesssoas que são ativas nessa rede social.

 

PageRank externo

Além da migração de autoridade interna, o Google passa PR para perfis, página e comunidades também por links em páginas externas a rede.

Links direto no texto e autoria são boas formas de se conseguir apontamentos.

Dica: Quando a sua empresa for citada em algum site, peça para que eles incluam também um link para a sua página ou perfil com o intuito de identificar.

 

Dica adicional – Comunidades

Comunidades ativas são ótimos lugares para se conseguir reshare, comentários, +1s, recomendações e usuários ativos. Elas também têm PR e contribuem bastante para aumentar a autoridade na busca.

 

O que você achou desse post? Ele é uma parte do conteúdo que estamos preparando sobre Google+ e SEO, seu benefícios, desafios e táticas.

Sobre joaocaetano

João Caetano > Comunicólogo > Publicitário > Especialista de Marketing Digital > Diretor de Planejamento e Mídias na Agência da Vila