66º Festival Folclórico do Amazonas abre temporada de danças e comidas típicas regionais em Manaus

Por Prefeitura de Manaus – 20, junho, 2024


De 8 a 23 de junho, você e sua família são os convidados especiais da festa mais vibrante das raízes culturais da região amazônica: o 66º Festival Folclórico do Amazonas. De segunda a sábado, a partir das 20h, e aos domingos, a partir das 19h, o palco do Centro Cultural Povos da Amazônia será ocupado pelas mais ricas tradições e histórias em forma de danças e ritmos únicos que promovem a cultura popular da nossa gente.

Cirandas, danças nordestinas, internacionais, quadrilhas típicas, de duelo e cômicas, de todas as zonas da cidade, se apresentam ao longo de 15 dias em uma atmosfera de celebração e de valorização da identidade cultural ribeirinha, indígena e cabocla. Os grupos concorrem nas categorias Prata e Bronze, o que tornam as apresentações cada vez mais elaboradas, revitalizando o festival.

Para quem não resiste a um bom quitute de festejo junino, o Festival Folclórico de Manaus também traz a Feira Gastronômica com a valorização da culinária típica regional em uma deliciosa variedade de pratos típicos. O artesanato local é outro atrativo para quem for prestigiar as apresentações.

Os grupos folclóricos que se apresentam nas categorias Prata e Bronze receberam um reajuste nos valores do fomento por categoria do festival. A categoria prata é composta por 49 grupos e cada um recebeu R$ 18 mil para a performance deste ano. Já a categoria bronze conta com 59 grupos, onde cada um foi contemplado com o valor de R$ 7,5 mil.

A Prefeitura de Manaus acredita na celebração da diversidade, da criatividade e da resiliência do povo amazônico. O Festival Folclórico traduz a identidade enraizada na alma da cidade, encantando e inspirando gerações, mantendo viva a chama da tradição das nossas riquezas culturais.