Por: Secretaria Municipal de Comunicação
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
TRE – AM AUTORIZADO – PROCESSO – 0600271-20.2024.6.04.0059
Considerado de alta frequência, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres no mundo. Além disso, trata-se do câncer que detém a segunda maior incidência entre a população feminina. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para o triênio 2023-2025 é de 420 novos casos por ano em Manaus, um aumento em relação ao triênio anterior (2020-2022), quando forma previstos 380 novos casos anuais. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Nesse contexto, a mamografia tem um papel fundamental na garantia da vida e na consequente cura: o diagnóstico precoce só pode ser feito por meio do exame. Quando a doença é identificada em estágio inicial, o tratamento é menos agressivo, possibilitando uma melhor qualidade de vida para as mulheres. O fator é preponderante à mitigação dos danos psicológicos que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal das mulheres.
Por ser mais prevalente nessa faixa etária, o Ministério de Saúde recomenda o exame a mulheres de 50 a 69 anos.
A mamografia é uma radiografia da mama que permite avaliar uma alteração suspeita no tecido mamário e pode ser feita em qualquer idade, quando há indicação médica.
Sintomas
O câncer de mama se forma a partir da multiplicação anormal de células da mama, gerando um tumor, que pode se espalhar para outras partes do corpo. Há vários tipos de câncer de mama, a maioria com boa resposta ao tratamento, principalmente, se descoberto ainda no início.
Homens e mulheres devem ficar atentos ao menor sinal de nódulo endurecido no tecido mamário. Geralmente é indolor. Outros sintomas comuns são vermelhidão na pele ou coceira que não melhora com o uso de medicação; pele com aspecto de “casca de laranja”; saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos; alterações no bico do peito (mamilo) como retrações e a presença de pequenos nódulos na axila ou pescoço.
Exame
Manter o exame em dia é caminho mais seguro na luta contra a doença. Em Manaus, toda mulher pode ter acesso ao exame por meio do encaminhamento feito pelas unidades básicas de saúde. Após a mamografia, caso a mulher possua indicação de biópsia, ela é encaminhada para o Serviço de Diagnóstico da Mama (SDM). Por isso, não perca tempo: procure a UBS mais próxima da sua casa, realize o atendimento médico e agende a sua mamografia.