
Por: Secretaria Municipal de Comunicação
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), vem promovendo uma verdadeira transformação nos espaços esportivos da capital, resgatando estruturas abandonadas há décadas e colocando o esporte no centro da política pública de inclusão social, saúde e qualidade de vida.
Desde o início da atual gestão, 26 complexos esportivos foram completamente revitalizados e entregues à população — com previsão de mais 19 entregas até o final do mandato. Esses espaços ganharam nova vida, oferecendo diversas modalidades esportivas, atividades pedagógicas e acesso ampliado à prática de esportes em todas as zonas da cidade.
A entrega de complexos como o do Núcleo 16 (Cidade Nova), Armando Mendes (zona Leste), CSU da Alvorada (zona Centro-Oeste) e Ouro Verde (Coroado) são exemplos concretos de como o investimento esportivo está impactando bairros inteiros, levando estrutura, autoestima e oportunidades para milhares de pessoas.
Mais do que campos e quadras reformadas, o que está sendo entregue à cidade é um legado de cidadania, esperança e transformação real por meio do esporte.
A estratégia vai além da infraestrutura: o esporte tornou-se ferramenta de transformação social. Programas como Manaus Olímpica, que já beneficia 1.600 atletas em diversas modalidades, mostram o impacto direto da política pública no surgimento de novos talentos. Com mais de 40 projetos sociais apoiados, a cidade democratiza o acesso ao esporte e fortalece o apoio à juventude, afastando-a da violência e das drogas.
Nos Centros de Esporte e Lazer, o número de vagas foi duplicado de 4 mil para 8 mil, ampliando o acesso da população a práticas esportivas antes restritas a poucos. Essa expansão fortalece a democratização do esporte e responde diretamente à demanda dos bairros por espaços dignos e bem equipados.
Um dos grandes destaques dessa nova fase é a Vila Olímpica do Santo Antônio, projeto piloto que reúne diversidade de modalidades esportivas tradicionais e inovadoras, como badminton e futebol americano, além de priorizar atividades de grande apelo popular, como futebol, vôlei, ginástica da terceira idade, natação e águas abertas.
Entre as ações estruturantes, destacam-se também a criação de Centros de Esporte e Lazer (Cel), que são espaços revitalizados com estrutura moderna e programação contínua para todas as idades.
As Olimpíadas da Terceira Idade valorizam o envelhecimento ativo, priorizando a saúde e revelando talentos entre os idosos. Outra política adotada pela Prefeitura foi o projeto Esporte nas Comunidades, que resultou na implantação de 50 núcleos esportivos em áreas carentes, com modalidades como jiu-jitsu, futebol e ginástica.
De maneira transversal, Esporte e Saúde trabalham juntos: por meio de um termo de cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde, a integração de pessoas em tratamento contra a obesidade nas atividades esportivas, com acompanhamento pós-clínico, passou a ser uma realidade em Manaus.
E para o segundo semestre, a Prefeitura de Manaus trabalha na Unidade Esportiva do PAC, voltada ao atendimento exclusivo de pessoas com deficiência (PCDs).
O esporte em Manaus deixou de ser promessa para se tornar realidade de um futuro mais justo, saudável e inclusivo. Com planejamento, investimentos e compromisso, a Prefeitura de Manaus segue provando que, quando o esporte é levado a sério, ele muda destinos, renova esperanças e transforma vidas.