
Por: Secretaria Municipal de Comunicação
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Durante o mês de maio, a cor amarela ganha destaque nas ruas e nas redes sociais, simbolizando um apelo à segurança no trânsito. Por isso, a campanha Maio Amarelo, da Prefeitura de Manaus, propõe um convite direto aos motoristas: diminuir a velocidade, reduzir riscos e lembrar que nada vale mais do que a vida. Entretanto, o desafio não é pequeno.
O trânsito em Manaus registrou um aumento de 21% de mortes só em 2024, segundo relatório do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Foram 309 vidas perdidas nas ruas da capital amazonense.
Ainda em 2024 houve um aumento de 31% no número de motociclistas mortos no trânsito de Manaus, comparado ao ano anterior, representando 158 vítimas fatais contra 120 registradas em 2023.
Mas há, também, esperança de melhora: considerando o acumulado do trimestre deste ano, de janeiro a março, houve redução de 30% nas mortes no trânsito em comparação ao mesmo período do ano passado.
A meta é desafiadora, mas a Prefeitura de Manaus acredita na transformação por meio da educação para o trânsito. Por isso, alerta que a imprudência é uma das principais causas desses acidentes. Atitudes como avanço de sinal vermelho, excesso de velocidade e falta de respeito às regras de trânsito continuam gerando situações trágicas que poderiam ser facilmente evitadas.
Atravessar na faixa de segurança, utilizar o cinto de segurança e sempre lembrar de usar o capacete, independente da distância, são opções que salvaguardam a vida de todos.
Histórico
O Maio Amarelo nasceu em 2011, a partir de uma iniciativa da ONU e chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Trata-se de um movimento global de conscientização para a redução de sinistros de trânsito.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. Integrando o movimento global pela preservação da vida no trânsito, a Prefeitura de Manaus promove, ao longo do mês, campanhas educativas, ações de conscientização e esforços conjuntos com concessionárias e parceiros para lembrar que motoristas, passageiros, pedestres, ciclistas e motociclistas que a escolha de cada um é responsável pela soma de todos no trânsito.
Educação e prevenção
Mais do que uma campanha, o Maio Amarelo é um convite a desacelerar para viver, para cuidar de si, do outro e do caminho que une todos. A cor amarela, que simboliza atenção e advertência no trânsito, lembra a necessidade de desaceleração não apenas no trânsito, mas na relação com o tempo e com as pequenas escolhas que devem ser feitas todos os dias.
Não usar celular ao volante, respeitar os limites de velocidade e praticar a direção defensiva é a melhor forma de prevenir e salvar vidas.
A verdadeira mobilidade humana se constrói quando todos se sentem seguros e respeitados. Vamos fazer da responsabilidade individual uma prioridade coletiva. Juntos, podemos transformar nossas cidades em espaços mais seguros e inclusivos para todos.