Coleta agendada: cidade limpa com respeito meio ambiente

Por Prefeitura de Manaus – 28, maio, 2024


Você sabia que é possível agendar o recolhimento de grandes objetos, como móveis e eletrodomésticos por meio da Coleta Agendada? Um serviço gratuito, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), da Prefeitura de Manaus, e que pode ser solicitado pelo celular, com o objetivo de evitar que esses materiais sejam jogados nas ruas e igarapés.

O agendamento da coleta pode ser realizado pelo whatsapp ou ligação através dos números (92) 98415-9563 e 98459-5618, entre 8h e 16h, de segunda a sexta-feira.

Além do nome do morador, endereço e contato, o interessado deve enviar fotografias do objeto que está entulhado em casa e o localizador de onde ele será retirado. Com todas essas informações, na data agendada, o morador pode colocar o objeto em frente da residência ou comércio para ser levado pelos servidores da Semulsp.

Ao garantir a destinação correta, o serviço Coletada Agendada evita que sofás, geladeiras, armários, colchões sejam despejados em lixeiras viciadas ou mesmo nos igarapés. Nas encostas, o lixo facilita os desbarrancamentos. Nos igarapés, o descarte ilegal contribui para alagamentos durante as fortes chuvas.

Uma vez recolhido, o objeto de grande porte passa por triagem das associações de catadores, que poderão reciclar ou destinar o mesmo ao aterro sanitário municipal. Isso significa dizer que se partes do material recolhido puderem ser reaproveitados, e geralmente a maioria têm, elas gerarão renda aos catadores.

BALANÇO

De janeiro a novembro de 2023, segundo a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana, foram atendidas 6.358 solicitações, para a retirada de móveis e eletrodomésticos pelo serviço Coleta Agendada. No total, foram recolhidos 19.895 objetos que, pelo tamanho, não podem ser levados pelos caminhões que fazem a limpeza pública diária.

Para se ter uma ideia do reaproveitamento dos materiais pelas associações de catadores, das 795,8 toneladas recolhidas nesse mesmo período do ano passado, 738,4 toneladas foram reaproveitadas e apenas 57,4 toneladas tiveram o aterro sanitário com destinação final.

Prefeitura de Manaus
O Trabalho na limpeza pública não para!