Educa+Manaus: a evolução do ensino municipal

Por Prefeitura de Manaus – 28, maio, 2024

Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Chegou o Educa+Manaus – um plano de ensino para auxiliar alunos do 5° e 9° anos da rede municipal, que irão realizar as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), entre os dias 25/10 e 3/11. São mais de 40 mil estudantes no foco, de 336 escolas da rede, que recebem, agora, um conteúdo de reforço e estão inseridos em um conjunto de estratégias que visa garantir bons resultados nesta avaliação, elevando a qualidade do ensino municipal.

Além dos estudantes, o programa foca no auxílio a 1.200 professores que já acompanham estes alunos e na adoção de estratégias que incluem aulas unificadas, tempo extra de reforço, ou seja o sexto tempo escolar; além de simulados nas disciplinas de português e matemática e os “viradões”. O programa também visa maior participação das famílias nas rotinas dos estudantes participantes.

Lançado em fevereiro, com o início do ano letivo municipal 2023, a proposta do Educa+Manaus é elevar a qualidade de ensino na rede municipal. Isso porque as provas do Saeb, de novembro, compõem parte dos indicadores avaliados no Ideb – o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que mostra o ranking da educação no país, por localidade.

Além do Educa+Manaus, a prefeitura vem desenvolvendo outras ações que visam a elevação dos índices educacionais, que incluem: conclusão da convocação de professores aprovados em concurso, capacitação de educadores, execução do Plano de Valorização dos Profissionais da Educação, entrega de novas estruturas escolares, com reformas e novos prédios; ampliação do número de vagas na rede de ensino, entre outras.

Definitivamente, o Educa+Manaus veio para ficar e revolucionar, potencializando o aprendizado dos alunos e a formação de excelência em nossa cidade.

Prefeitura de Manaus.