Festival Folclórico do Amazonas: viva essa tradição!

Por Prefeitura de Manaus – 28, maio, 2024

Quer curtir um “arraiá dos bão e raiz”?

Então não perde tempo, arruma o look junino e vá para a Bola da Suframa, onde acontece o 65º Festival Folclórico do Amazonas. O evento segue até o dia 25 de junho, dentro do Centro Cultural Povos da Amazônia, no Distrito Industrial, com a apresentação de danças folclóricas e comidas típicas juninas.

A festança “tá boa demais” e vai reunir 75 grupos de dança das categorias bronze e prata, com apresentações das 19h as 23h55. Quadrilhas, cirandas, cacetinhos, tribos, danças nacionais, internacionais e nordestinas, além de boi-bumbá estão na programação.

As apresentações serão avaliadas por jurados presentes ao evento e com vasta experiência na área cultural. São antropólogos, teatrólogos, musicistas e historiadores, que avaliarão itens como coreografia, letra e música de cada grupo participante.

História e tradição

O Festival Folclórico do Amazonas existe desde 1957 e é um dos maiores eventos da cultura popular na cidade, reunindo em um mesmo lugar as manifestações culturais de cada bairro da cidade, além da participação especial dos bumbás de Manaus: Garanhão, Corre-Campo e Brilhante.

Ao apoiar as atividades culturais, o evento movimenta também a economia e gera postos de trabalho, antes e durante o festival.

Segurança para a família

O Festival Folclórico do Amazonas é destinado a toda a família e oferece praça de alimentação, área para a diversão de crianças e feira de artesanato, com 40 expositores de produtos diversos.

A programação é promovida pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o Governo do Amazonas e o envolvimento de mais de 20 órgãos e serviços públicos, coordenados pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), garantindo a segurança do público presente. 

A expectativa é que mais de 100 mil pessoas passem pelo festival, nos 14 dias de evento. Aproveite a festança e viva essa tradição.