Guarda Municipal de Manaus renasce com reestruturação histórica

Por Prefeitura de Manaus – 28, maio, 2024


Em pouco mais de três anos, a Guarda Municipal de Manaus passou por uma reestruturação e modernização nunca antes vista na história da instituição.

Com poucos veículos que não funcionavam, desaparelhada e servidores desmotivados, a Guarda recebeu importantes investimentos, tornando –se equipada, armada, motorizada, com valorização salarial, e inclusive com uma divisão recém-criada: a Ronda Ostensiva Municipal (Romu).

REESTRUTURAÇÃO

O processo de reestruturação iniciou com a criação da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Semseg), instituída pela Prefeitura de Manaus com a lei número 2.817, de 6 de dezembro de 2021, a qual a Guarda está subordinada. E já em 2023, a Secretaria ganhou sede própria.

Antes disso, a Guarda tinha uma gestão deficitária, quadro de pessoal reduzido, com desvalorização salarial. Mas com a criação da Semseg, a Prefeitura promoveu reajuste salarial, ampliou quadro administrativo, incluiu ganho por produtividade, periculosidade e insalubridade, mais o aumento do valor dos auxílios dos servidores.

Além disso, a atual gestão municipal também realizou 106 processos por enquadramento, elaborou o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCRs), além de promover concurso público com 200 vagas. 24 mil candidatos se inscreveram para as vagas.

E em paralelo à valorização de pessoal, armamento e novas viaturas foram adquiridas, de quatro e duas rodas.

PREPARADA

Entre os investimentos no aparelhamento da Guarda Municipal, estão: aquisição de 250 armas de fogo (pistolas semiautomáticas) e munições, aquisição de fardamento completo, coletes balísticos e algemas.

Além disso, a quantidade de viaturas para o patrulhamento de prédios e equipamentos públicos municipais foi ampliada. Destaque para o reforço na segurança dos terminais de ônibus e espaços turísticos da capital amazonense, como os Complexos Ponta Negra e Mirante Lúcia Almeida.

Para este ano, mais investimentos estão previstos para a melhoria do trabalho administrativo e de rua, com a aquisição de quadriciclos, mais motocicletas, picapes, armamentos, munições, entre outros.

Prefeitura de Manaus
O trabalho na segurança não para!