Investimentos promovem revolução na educação e na vida das pessoas

Por Prefeitura de Manaus – 16, julho, 2024


Os investimentos que a Prefeitura de Manaus têm feito na educação elevaram a qualidade do ensino, com consequências diretas na melhoria da vida dos alunos e de suas famílias. E eles ampliam, sobretudo, as perspectivas daqueles que são o futuro da capital amazonense.

Em pouco mais de três anos de gestão, a Secretaria Municipal de Educação, a Semed, reconstruiu mais de 330 escolas, inaugurou novas creches, assegurou datas-bases e progressões dos professores em dia, elevando assim o salário da categoria para um dos maiores do País.

Na educação infantil, a prefeitura está combatendo drasticamente o déficit histórico de vagas. Na atual gestão, as reformas, ampliações e construções de novas unidades educacionais estão permitindo que o número de vagas a crianças de 1 a 3 anos dobre neste ano, na comparação com a realidade recebida pela atual gestão: salto de 5.104 vagas em 2021 para 10 mil em 2024.

Além disso, a política educacional municipal ampliou as escolas de tempo integral; valorizou a educação especial e indígena, o uso de tecnologias de ponta, internet, robótica, os Centros de Tecnologias Educacionais; sem contar a garantia da merenda escolar de qualidade e o estímulo à prática esportiva como ferramenta de inclusão e promoção da saúde.

TRANSVERSALIDADE

Avanços em outras áreas da administração também têm contribuído para esse salto de qualidade educacional. Com a garantia do Passe Livre Estudantil no transporte público, uma ação realizada em parceria com o Governo do Amazonas, a própria evasão escolar foi reduzida. Essa é uma conquista histórica que beneficia mais de 170 mil estudantes das redes municipal e estadual.

INVESTIMENTO NAS PESSOAS

Com o avanço da formação dos profissionais da educação, das condições de trabalho, a implantação de programas voltados ao reforço do aprendizado, o próprio Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na cidade foi melhorado.  

Além disso, alunos com uma formação aprimorada estão conquistando muito mais vagas de ensino em instituições que são referência regional e até nacional. Em 2023, 225 alunos da rede municipal foram aprovados no Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e na Fundação Matias Machline.

MAIS EM 2024

E neste ano tem mais investimento: novas creches e reforma de pelo menos mais 20 escolas do ensino fundamental. São estabelecimentos espalhados nas mais diferentes zonas de Manaus que receberão tudo novo: do piso, teto, redes hidráulica e elétrica a novos banheiros, cantinas e mobiliários para os setores administrativos.

Esse é mais um trabalho que não para na Prefeitura de Manaus. E assim como nas demais áreas essenciais, a missão é ampliar e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.