Maio Amarelo: no trânsito, enxergar o outro é salvar vidas

Por Secretaria de Comunicação Social – Semcom
Conteúdo Patrocinado

No trânsito, cada pessoa tem uma história, uma família e alguém esperando pela sua volta para casa. Por trás de um motociclista, existe um pai de família. Em um carro, pode estar uma filha aguardada pela mãe. Na bicicleta, um filho amado pelos pais. Na faixa de pedestres, alguém que representa orgulho para toda uma família.

Com esse olhar mais humano sobre a mobilidade urbana, a Prefeitura de Manaus lançou a campanha “Maio Amarelo 2026”, com o tema: “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas!”.

A iniciativa, coordenada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), reforça a importância da conscientização e da responsabilidade coletiva para um trânsito mais seguro, humano e respeitoso.

Um segundo de imprudência pode mudar vidas para sempre. O excesso de velocidade, o uso do celular ao volante, a falta de atenção e o desrespeito às leis de trânsito continuam entre as principais causas de acidentes, muitos deles com consequências graves e irreversíveis. Mais do que regras e fiscalização, a campanha propõe uma mudança de comportamento.

Um trânsito mais seguro começa pelas escolhas de cada um

A campanha deste ano chama atenção para algo simples, mas essencial: no trânsito, ninguém está sozinho. Motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres compartilham os mesmos espaços e precisam agir com responsabilidade, empatia e respeito.

Ao longo do mês de maio, a Prefeitura de Manaus realizará quase 30 ações educativas em diferentes pontos da cidade, incluindo escolas, empresas, terminais de ônibus e espaços públicos. A programação conta com palestras, atividades educativas, orientações práticas e ações voltadas para conscientização no trânsito.

O objetivo é fortalecer uma cultura de paz e segurança viária, reduzindo acidentes e preservando vidas.

Segurança no trânsito é compromisso de todos

Além das ações educativas, o município reforça o trabalho de fiscalização, engenharia e organização do trânsito para melhorar a mobilidade urbana e aumentar a segurança nas vias da capital.

A campanha também destaca que pequenas atitudes podem fazer grande diferença:

➔ Respeitar os limites de velocidade
➔ Não usar o celular enquanto dirige
➔ Dar preferência ao pedestre
➔ Utilizar equipamentos de segurança
➔ Ter atenção e respeito com todos no trânsito

Cada escolha consciente ajuda a prevenir acidentes e tornar Manaus uma cidade mais segura para todos.

Enxergar o outro salva vidas

O “Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito e reforça que preservar vidas deve ser prioridade em qualquer trajeto.

Porque, no fim de cada caminho, sempre existe alguém esperando pela volta de quem saiu de casa.

No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas.