Maio Amarelo: Paz no trânsito começa por você

Por Prefeitura de Manaus – 28, maio, 2024


O direito de ir e vir só existe para quem tem vida. E isto depende de todos os que participam dela. Em 2024, 95 pessoas perderam esse direito em um dia comum, em um acidente nas vias da cidade de Manaus. No trânsito, para garantir a própria vida – e o direito de se locomover – é preciso contar com outro.

A capital amazonense possui a maior frota da Região Norte com 856.285 veículos, segundo o IBGE. É possível ir e vir, todos os dias, sem matar ou morrer, mas, para isso, é preciso que haja respeito por si mesmo. Quem não respeita a si, não tem paz. E ela começa por você!

Este é o lema da campanha Maio Amarelo 2024, que busca estimular toda a sociedade a refletir sobre o seu papel como responsável direto pela paz no trânsito. A construção de um dia seguro nas vias e faixas de pedestres é uma somatória de atitudes e comportamentos. Seja andando, pedalando ou pilotando, dirigindo ou mesmo como passageiro no transporte público, cabe a cada cidadão assegurar a sua parcela de contribuição com o bem viver no trânsito.

A Prefeitura de Manaus trabalha para lembrar que juntos, podemos preservar mais vidas. Por isso, soma-se ao movimento Maio Amarelo, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014. A campanha nasceu com base na resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), de 11 de maio de 2011, com a proposta de alertar o mundo para o alto índice de mortos e feridos no trânsito.

Ao longo do mês de maio, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) promove mais de 30 ações educativas, que serão apresentadas em escolas, empresas privadas, órgãos públicos e nas ruas da cidade, além de ações de fiscalização e de engenharia de trânsito, que auxiliam no ordenamento da cidade.

Mais de 57 vias já foram revitalizadas ou tiveram a sinalização implantada em reforço à campanha. As ordens de serviço incluem pintura de faixas de travessia, implantação de legendas “Pare”, além de linhas contínuas em bairros, como Distrito Industrial, Santa Etelvina, Jorge Teixeira e Redenção. 

Os complexos viários Governador Plínio Ramos Coelho (viaduto de Flores), entre as avenidas Torquato Tapajós e Mário Ypiranga Monteiro; e o viaduto Miguel Arraes, que liga as avenidas Mário Ypiranga, Ephigênio Salles e Maceió, já receberam reforço de sinalização e pintura, a fim de garantir maior segurança para mais de 50 mil veículos e mais de 80 mil pedestres que circulam, em média, em cada um dos pontos. Este último, recebeu mais de oito mil metros quadrados de asfalto.

Os trabalhos seguem ainda para os complexos viários do Coroado (Gilberto Mestrinho), da rotatória do São José (Engenheiro Luiz Augusto Veiga Soares), do Olímpico (Dom Jackson Damasceno), e ainda o viaduto Josué Cláudio de Souza (na avenida Álvaro Maia com Umberto Calderaro).

Como parte da programação, o IMMU promove ainda a visita de estudantes às garagens de empresas de ônibus para conscientização quanto à conservação e funcionamento dos locais que administram o transporte coletivo utilizado pelos alunos.

A Prefeitura de Manaus trabalha pela segurança de todos. É muito importante que a sociedade ajude a garantir essa sensação, respeitando a sinalização. A vida de cada um está nas mãos de todos.

Prefeitura de Manaus
O Trabalho não para!