Manaus é líder na saúde pela sexta vez consecutiva

Por Prefeitura de Manaus – 18, abril, 2024


A saúde pública de Manaus não para de avançar e conquistou pela sexta vez consecutiva o reconhecimento de melhor do país entre as capitais. A avaliação é do Programa Previne Brasil, do Ministério de Saúde. A cada quadrimestre o programa avalia os municípios brasileiros na Atenção Básica, com base em critérios de atendimento, que incluem públicos específicos.

O resultado de agora tem como base o segundo quadrimestre de 2023 – maio a agosto, quando Manaus obteve o Indicador Sintético Final (ISF) de 8,63, sendo a maior pontuação já alcançada pela saúde municipal nesta sequência de resultados positivos. O reconhecimento tem como base o desempenho do município em sete indicadores:

  • Gestantes com, ao menos, seis consultas de pré-natal, sendo a primeira realizada até a 12ª semana de gestação;
  • Gestantes com exames para sífilis e HIV realizados;
  • Gestantes com atendimento odontológico;
  • Mulheres com coleta de exame citopatológico;
  • Crianças de 1 ano de idade com as vacinas pentavalente e poliomielite em dia;
  • Pessoas hipertensas com consulta e pressão arterial aferida no semestre;
  • Pessoas com diabetes e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Vale lembrar que Manaus ocupa a liderança do ranking entre as capitais desde o último quadrimestre de 2021, quando obteve ISF de 8,10. Isso significa que são mais 720 dias com o melhor atendimento na saúde primária do país – um reconhecimento garantido com o trabalho e compromisso de servidores e da gestão.

Além dessas ações, a Prefeitura de Manaus vem melhorando a infraestrutura das unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com um amplo programa de obras que inclui reformas, revitalizações, ampliações e construções, com a modernização das estruturas. Foram 59 unidades de saúde entregues.  Outras 15 obras na área estão em curso, sendo nove de unidades de grande porte. Estas estruturas são diferenciadas, possuem 1.200 metros quadrados de área cada e capacidade para realizar mais de 1.000 atendimentos por dia.

Foram 1.000 dias de trabalho e vem muito mais por aí.