Manaus Minha Casa: 17 mil novas moradias

Por Prefeitura de Manaus – 28, maio, 2024


A Prefeitura de Manaus está fazendo história na política habitacional da cidade e mudando a vida de quem luta para ter sua casa própria. Além das ações já realizadas, chegou o novo programa habitacional para construir e entregar mais moradias e esperança para milhares de famílias. Serão 17 mil novas habitações nos próximos quatro anos, por meio do Programa Manaus Minha Casa. 

É moradia digna para mudar a vida de quem mais precisa. Em 2021, 500 apartamentos foram entregues no Residencial Cidadão Manauara, zona Norte da capital. Agora, o trabalho avança em outras frentes com a nova Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf). Esta nova estrutura iniciou os atendimentos ao público no último dia 25 de setembro, desenvolvendo políticas públicas tanto para a construção de moradias quanto na regularização de imóveis já existentes. 

A expectativa é beneficiar ainda este ano 4.200 mil famílias de Manaus com a assinatura do contrato de suas unidades habitacionais. Destas, 1.200 são famílias que moravam em áreas de risco, afetadas por desabamentos no Jorge Teixeira, na zona Leste da cidade. A ação tem a parceria do Governo Federal. Outras 252 habitações serão construídas com recursos da própria Prefeitura de Manaus. 

Serviço 

  • Para ter acesso ao programa é preciso fazer, antes de tudo, a inscrição online no site do Sistema Municipal de Habitação – simhab.manaus.am.gov.br. 
  • Tenha em mãos os seguintes documentos: título de eleitor, RG, CPF e NIS. 
  • A população também pode ser atendida de forma presencial na sede da Semhaf, n. 200, bairro Chapada. Mas atenção: o objetivo do atendimento presencial é apenas instruir a população a usar o sistema online. Não há cadastros no local. 

Vale informar ainda que a ordem de acesso ao portal e o atendimento presencial não são critérios de escolha para os futuros beneficiários das moradias, mas sim a condição de cada família, dentro das prioridades que serão definidas pelo Conselho Municipal de Habitação, que em breve serão divulgadas. 

Além da oferta de moradia, a Prefeitura de Manaus entregou nos últimos mil dias de gestão, 1.050 registros de imóveis na comunidade São José dos Campos, na zona Leste. Outros cinco mil registros de imóveis estão em produção, em uma ação inédita da Prefeitura de Manaus.  

Esse é o compromisso de levar dignidade para a população que mais precisa.