Manaus recebe prêmio ‘Selo de Ouro’ em reconhecimento à valorização da alfabetização

Por: Secretaria Municipal de Comunicação
Conteúdo de responsabilidade do anunciante


A cidade de Manaus vem avançando rumo à alfabetização universal de crianças, com a oferta de educação de qualidade, inclusiva, diferenciada e plural, agora, reconhecida em território nacional. O município recebeu, em fevereiro, o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, na categoria Ouro.

A premiação, concedida pelo Ministério da Educação (MEC), reafirma o compromisso da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a alfabetização de qualidade.

Por meio dos programas “Alfabetiza+”, voltado a estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental, em processo de alfabetização; e do “Alfabetiza Manaus” voltado para a aprendizagem dos estudantes do 3º e 5º ano, o município vem conquistando índices cada vez mais abrangentes, chegando a quase 95% dos alunos matriculados nessas séries.

“Alfabetiza+” é desenvolvido em 311 unidades de ensino e conta com a dedicação de 2 mil professores e a participação de 52 mil estudantes, com atividades interdisciplinares que tem como foco da ação pedagógica a alfabetização. Já o “Alfabetiza Manaus”, está presente em 374 unidades de ensino, atendendo 5.460 estudantes.

O reforço na aprendizagem e correção do fluxo escolar em Manaus também vem sendo alcançado por meio do “Educa +”, programa prepara os estudantes do 5° e 9° anos para as avaliações do Saeb; do “Viajando na Leitura e Semana de Literatura Amazonense”, programa de incentivo à leitura; e do monitoramento e acompanhamento do desempenho dos alunos por meio da Avaliação Municipal da Alfabetização (AMA).

O compromisso com a educação se reflete na história dos alunos Isis Rayssa da Silva Vieira, João Miguel da Conceição Gomes e Eduardo Lisboa Vieira da Silva, que agora representam Manaus em um dos momentos mais importantes da educação nacional.

Eles são alunos da Escola Indígena Municipal Kanata T-Ykua, localizada na comunidade Três Unidos, do povo Kambeba, no Rio Negro, e receberam a premiação em Brasília, em evento que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Os alunos viajaram acompanhados pelo professor alfabetizador Ramilson Dias da Silva e seus familiares.

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização reconhece ações que asseguram o direito à alfabetização e é resultado de um trabalho contínuo para fortalecer a educação básica, garantindo que crianças tenham acesso ao aprendizado na idade certa.

A Prefeitura de Manaus se destacou na implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com programas inovadores que fazem a diferença na vida dos estudantes. Com essa conquista, Manaus reafirma seu compromisso com a alfabetização e mostra que investir na educação é o caminho para um futuro melhor.