Ministério da Saúde reconhece Manaus, pela sétima vez, como a capital de melhor saúde básica

Por Prefeitura de Manaus – 18, abril, 2024 – Conteúdo de responsabilidade do anunciante


Pelo sétimo quadrimestre seguido, a saúde básica administrada pela Prefeitura de Manaus é reconhecida como a melhor entre as capitais brasileiras. E a avaliação, que enche de orgulho a administração municipal, é do próprio Ministério da Saúde, por intermédio do Ranking Previne Brasil. Esse é um feito histórico, que beneficia as pessoas todos os dias.

O Previne Brasil considera a qualidade do atendimento que a Secretaria Municipal de Saúde (semana) garante à saúde da mulher, a cobertura da vacinação infantil (poliomielite e pentavalente) e o acompanhamento de hipertensos e diabéticos.

Além de ter se tornado referência para o País nesses quesitos, a revolução que a administração municipal tem imprimido na saúde básica quase que dobrou a cobertura na capital amazonense. Em janeiro de 2021, quando a atual gestão assumiu, 47% da cidade era alcançada pelas UBSs. Atualmente, esse número está em 82%.

Nesse período, 68 UBSs foram completamente reformadas, outras construídas desde as fundações, incluindo três de porte 4, das 13 que a Semsa fará na capital amazonense. Além do investimento na infraestrutura, a valorização dos profissionais da saúde, incluindo o aumento do quadro de pessoal com o chamamento de concursados.

Em 2023, a atenção à saúde das mulheres foi ampliada, com o lançamento de três unidades móveis, que levam atendimento à porta das pessoas. Desde então, mais de 51,8 mil atendimentos foram realizados nas zonas da cidade com grande demanda e ainda vazios assistenciais.

Para 2024, a meta é continuar com o programa de revitalização da rede básica de saúde, incluindo a construção de novas UBSs de grande porte, para que a cobertura na cidade seja ainda maior. E com os grupos prioritários, crianças, mulheres, idosos, diabéticos, hipertensos com uma atenção cuidadosa.

Aos mais de 11 mil profissionais de saúde do Município, o agradecimento da Prefeitura de Manaus. São os estão nas unidades de saúde, atendendo a população de segunda a segunda, os grandes responsáveis por esse sucesso, em prol de uma cidade com mais qualidade de vida.