NESTE CARNAVAL, FANTASIA E PREVENÇÃO ÀS ISTs PARA GARANTIR A FOLIA

Por Prefeitura de Manaus – 24, fevereiro, 2024 – Conteúdo de responsabilidade do anunciante


Saúde é assunto sério com o qual não se brinca, nem mesmo no Carnaval, período festejado com muita folia.

Com essa orientação, a Prefeitura de Manaus está intensificando as ações de conscientização dos foliões para a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nesse período carnavalesco, durante os desfiles das escolas de samba, no Sambódromo; e das bandas e blocos de rua; além de atividades de sensibilização nas UBSs, escolas, feiras, praças, terminais de ônibus, todas alusivas ao tema.

No Sambódromo, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) conduziram atividades nas noites de desfiles, sexta e sábado, dias 2 e 3/2. Nas ações, conduzidas pelo Núcleo de Controle de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais da Semsa, equipes distribuíram preservativos internos e externos e gel lubrificante, além de orientações e material educativo sobre os métodos preventivos e a saúde sexual.

A estratégia, explica a chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais da Semsa, Antônia Thayná Silva, é alertar a população sobre os riscos para a saúde e intensificar a oferta dos serviços de prevenção e controle das ISTs, disponíveis na rede municipal. 

A chefe do núcleo destaca ainda que a campanha em Manaus segue a mesma linha adotada pelo Ministério da Saúde: a prevenção combinada, ou seja, a partir de um conjunto de medidas, desde a distribuição de preservativos à oferta da testagem rápida para HIV, sífilis e Hepatite B e C.

Além disso, a Prevenção Combinada incorpora a Profilaxia Pré e Pós-Exposição; a administração de vacinas contra o vírus HPV e contra a Hepatite B; a prevenção da transmissão da gestante para o bebê (vertical) na gestação, parto e/ou amamentação; o tratamento das ISTs e das hepatites virais; a redução de danos para usuários de álcool e outras drogas; e a educação em saúde.

Todo esse investimento e mobilização das equipes de saúde, nas UBSs e USFs e nas ações de prevenção e educação é uma resposta ainda mais efetiva ao aumento na incidência de ISTs e do HIV, além de um baixo conhecimento da população sobre as novas formas de prevenção, principalmente sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Essa, aliás, é uma das principais estratégias do Ministério da Saúde para o País vencer a epidemia do HIV.

E o período do Carnaval é extremamente importante para esse trabalho, devido à maior exposição dos foliões.

Portanto, não brinque com a vida, com a sua e de sua família. Previna-se, seja consciente. Neste Carnaval, vamos festejar a vida, com segurança e sabedoria.

Prefeitura de Manaus. O trabalho no Carnaval também não para!