No trânsito, gentileza e segurança devem andar juntas

Por Prefeitura de Manaus – 28, novembro, 2023

O Brasil ocupa a terceira posição no mundo com o maior número de mortes no trânsito, atrás apenas da Índia e da China. A cada ano, mais de 30 mil pessoas perdem a vida no país em acidentes, segundo o DataSus, do Ministério da Saúde. Para conscientizar um maior número de pessoas sobre atitudes que fazem a diferença para um trânsito mais seguro, surgiu a Semana Nacional do Trânsito, realizada anualmente de 18 a 25 de setembro.


Estão no foco condutores de veículos de todos os portes, incluindo motociclistas e ciclistas, além dos pedestres. Neste período, órgãos de trânsito de todo o país reforçam suas ações para atividades de educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, buscar um trânsito mais seguro e de respeito entre seus entes.


Manaus está engajada na mobilização. Além das ações educativas promovidas ao longo de todo o ano, nas ruas, agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) defendem o mote “No trânsito, gentileza e segurança andam juntas”. A ideia é mostrar que, se cada cidadão que estiver no trânsito, fizer a escolha certa, primando por atitudes que promovam o bem comum, o cuidado e a proteção, esses atuais números de vítimas vão, pouco a pouco, reduzindo. A intenção final é consolidar a cultura da segurança viária pelo país, entre as atuais e futuras gerações.


Entre as atividades promovidas pelo IMMU, da Prefeitura de Manaus, está o foco na “visibilidade”, onde os condutores são incentivados a trabalhar “o ponto cego” no trânsito. A ideia, ainda, é destacar a importância da fluidez nas ruas, desde que haja o respeito entre todos.


Até o domingo, dia 24 de setembro, a programação da Semana Nacional de Trânsito inclui ações próximas às escolas e shopping center, ação em fábrica de motocicletas, encerrando no domingo, com a 6° Corrida Manaus pela paz no trânsito, com concentração no Anfiteatro da Ponta Negra, na zona Oeste, e ampla mobilização do público presente.

Chegou a hora de fazer a sua parte.
Participe você também. Faça a diferença no trânsito e contribua para um tráfego mais respeitoso. Pequenas atitudes salvam vidas.