
Por: Secretaria Municipal de Comunicação
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Essencial para garantir dignidade, segurança e o bem-estar das comunidades afetadas pela cheia dos rios em Manaus, a Operação Cheia 2025, coordenada pela Prefeitura de Manaus com apoio de diversos órgãos públicos, é uma resposta estratégica aos impactos da cheia do rio Negro, prestando assistência humanitária a mais de 2.264 mil famílias com a distribuição de alimentos, água potável, kits de higiene, colchões e apoio logístico terrestre e fluvial.
A iniciativa também envolve o monitoramento constante do nível do rio Negro que alcançou 29,05 metros em julho. Aliado a isso, ações estruturais vêm sendo coordenadas para garantir o acesso a áreas alagadas, mitigando os efeitos sociais, econômicos e ambientais da enchente.
Desde o início da subida do nível do rio, no ano passado, e com a cota de emergência de 27 metros alcançada em abril, mais de 3.200 metros de pontes foram construídos em bairros como Educandos, Centro, São Jorge, Aparecida, Presidente Vargas, Mauazinho, Cachoeirinha e Praça 14 de Janeiro. A medida permitiu o deslocamento seguro da população em áreas alagadas, garantindo o direito de ir e vir aos moradores de 37 comunidades atingidas, distribuídas em pelo menos nove bairros da capital amazonense.
Em uma nova fase da operação, a Prefeitura de Manaus vem reforçando a assistência às famílias atingidas pela elevação. A ação contempla 2.264 famílias em situação de vulnerabilidade, distribuídas em 37 comunidades e nove bairros do perímetro urbano da capital.
A operação é coordenada de forma integrada entre diversas secretarias municipais e a concessionária Águas de Manaus. Participam ativamente da mobilização a Seminf, Semasc, Semseg, Semulsp, Semed, o Fundo Manaus Solidária (FMS), o Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e a Defesa Civil Municipal, que realiza o mapeamento das áreas afetadas e define o cronograma emergencial de entregas.
Nesta etapa, estão sendo distribuídas 5 mil cestas básicas, 4.100 kits de higiene, 2.265 kits de limpeza, 200 colchões e 8 mil litros de água potável. Todo o suporte é realizado por via terrestre e fluvial, assegurando um atendimento ágil, eficiente e humanizado.
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) classifica a cheia deste ano como severa, ainda que em processo de vazante. Com a recuperação gradual dos níveis dos rios após as secas de 2023 e 2024, a operação segue como resposta estratégica da gestão municipal frente aos impactos das mudanças climáticas.
A Prefeitura de Manaus reforça seu compromisso com a proteção social e a segurança da população. Em situações emergenciais relacionadas às cheias, a Defesa Civil está disponível pelo telefone 199.