Prefeitura de Manaus destaca modelo da Suframa como referência em economia sustentável na Amazônia

Por: Secretaria Municipal de Comunicação
Conteúdo de responsabilidade do anunciante


Por meio do investimento público, a Prefeitura de Manaus vem promovendo a cidade como um polo de inovação e atração de novos projetos industriais. Para isso, conduz o planejamento e execução da política pública que enxerga cada área – da Infraestrutura à Educação, passando pela Saúde e Meio Ambiente – como alicerce de uma economia que reflete na qualidade de vida da população.

Isto é acreditar no modelo de desenvolvimento sustentável que garante a geração de empregos, a preservação da floresta e aporta à produção industrial do País.

Desde sua fundação, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) tem desempenhado um papel estratégico na economia regional, capitaneando o pilar de um modelo único de desenvolvimento que une a geração de empregos à proteção da Amazônia. Trata-se de uma economia de vanguarda que considera o bioma como parte da riqueza ambiental e identitária da região.

Em 2024, o Polo Industrial de Manaus (PIM) faturou R$ 204,39 bilhões, considerado um recorde histórico. Este valor representa um aumento de 16,24% em relação a 2023. As exportações do PIM totalizaram US$ 619.330 milhões ao longo desse período, o que representa crescimento de 11,61% em relação ao ano anterior. E tudo isso, garantindo a manutenção de quase 130 mil postos de trabalho diretos.

A Suframa é a responsável pela gestão dos investimentos no PIM, que reúne mais de 500 indústrias nos segmentos eletroeletrônico, naval, mecânico, metalúrgico, entre outros. A condução desses investimentos gera um impacto de mais de 450 mil empregos indiretos.

A Prefeitura de Manaus se coloca como parceira e apoiadora deste modelo, atuando dentro da perspectiva do desenvolvimento sustentável da cidade, preparando o ambiente ideal para captação de recursos públicos e um programa de parcerias público-privadas. Exemplo disso, é a simplificação para a abertura de negócios na cidade, por meio da criação de diversas leis de incentivo.

Além disso, o Executivo Municipal vem promovendo a atração de investimentos sustentáveis, a partir do Programa de Parceria de Investimentos Manaus (PPI/Manaus), estruturado em eixos estratégicos indutores como ode incentivos a investimentos privados, investimentos públicos diretos, incentivos a micro e pequenos empreendedores, compras públicas indutoras de desenvolvimento local e concessões e parcerias público-privadas (PPP).

Esse planejamento desenhado para a cidade de Manaus inclui também parcerias privadas voluntárias em equipamentos públicos e parcerias com bancos de fomento, BNDES, Banco Mundial (BIRD), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e International Finance Corporation (IFC).

Esse resultado demonstra a importância de parcerias para o sucesso do modelo de crescimento econômico e social da região Norte. Ao completar 58 anos de existência, a Suframa reafirma sua relevância na consolidação de um desenvolvimento industrial aliado à geração de empregos e à sustentabilidade. 

A Prefeitura de Manaus reconhece e valoriza este trabalho que, ao longo de seus 58 anos, tem sido um agente transformador na região. Seu compromisso com o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade tem garantido que Manaus e a Amazônia continuem a prosperar como um exemplo de crescimento viável para o futuro.