Prefeitura de Manaus: Há mil dias melhorando a vida das pessoas

Por Prefeitura de Manaus – 28, maio, 2024

Já são mil dias de realizações da Prefeitura de Manaus que estão mudando vidas, com mais saúde, emprego e oportunidade para todos. A saúde deu um salto de qualidade, com 56 obras entregues, a oferta de mais exames e outros serviços que ampliaram a cobertura na atenção básica, saindo de 47,24% em janeiro de 2021 para 79,1% atualmente. É a saúde cada vez mais presente.

Desde o início da atual gestão municipal, em janeiro de 2021, o trabalho não parou, com a construção e revitalização de unidades de saúde de todos os portes. São UBSs novas, mais estruturadas e perto de todos. A primeira obra foi entregue em 11 de junho de 2021. E de lá para cá, o trabalho só avançou. As equipes de saúde foram reforçadas com a contratação de mais profissionais e a atenção à mulher foi ampliada, com três unidades móveis de saúde nas ruas. Direcionadas para áreas estratégicas, essas unidades oferecem consultas médicas e exames diversos, inclusive mamografia.

Outro destaque na atenção à mulher nestes mil dias foi a implementação do exame de preventivo em meio líquido, para diagnóstico do câncer de colo de útero. O uso da técnica em Manaus faz da cidade referência no país no serviço público. O município também ampliou a oferta de dispositivo intrauterino para mulheres que desejam evitar gravidez.

E as feiras e mercados da cidade vivem nova realidade. Muitas dessas estruturas não recebiam obras há décadas. Com um convênio firmado entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas, mais de 30 destes espaços serão renovados. Oito já foram revitalizados, sendo: as feiras do Japiim; do Parque Dez; da Glória; do Quarentão, na Compensa; do bairro da Paz; do São Francisco; e os mercados Carneiro da Mota e Jorge de Moraes, ambos na zona Sul. As demais estruturas seguem cronograma de obras.

E para completar os investimentos neste “cinturão”, produtores rurais do município foram beneficiados pelo Manaus + Agro, um pacote de ações que fortalece a agricultura familiar, dando celeridade às suas produções, com a distribuição de insumos e qualificação técnica para mais de três mil agricultores alavancarem seus negócios.

O fomento à renda, com a geração de oportunidades nos diversos campos profissionais também levou a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação a fortalecer o Sine Manaus, hoje destaque nacional, com mais de 11 mil recolocações de trabalhadores no mercado.

E não para por aí: 13 mil microempreendedores também foram beneficiados com auxílios para o fomento de seus negócios.

O Distrito de Micro e Pequenas Empresas (Dimicro) é outro destaque. Instalado no Distrito Industrial 2, na zona Leste, o espaço estava servindo como depósito de bens inservíveis de gestões anteriores da Prefeitura. Nestes mil dias, passou por obras e recebeu todos os investimentos necessários para hoje abrigar 28 empresas que trabalharão como fornecedoras do polo industrial da Zona Franca de Manaus.

Foram mil dias de trabalho sem parar. E isso fez a vida de todos melhorar. Mudou Manaus e vale a pena relembrar.