Prefeitura de Manaus oferece mais de 36 mil bolsas de estudo em idiomas e consolida modelo de política pública educacional

Por: Secretaria Municipal de Comunicação
Conteúdo de responsabilidade do anunciante


Para quem almeja novas oportunidades de mercado e ascensão profissional, a Prefeitura de Manaus lança o Programa Bolsa Idiomas (PBI) com mais de 36 mil oportunidades para pessoas de baixa renda em 17 instituições diferentes. 

A cada ano, os programas de inclusão socioeducacional da Prefeitura consolidam-se como política pública de impacto da iniciativa na população de Manaus.

Somente em 2024, o Bolsa Idiomas registrou recorde de inscritos e de estudantes matriculados. Nos últimos quatro anos, a gestão municipal promoveu cinco seleções do PBI, com 149.611 bolsas de idiomas ofertadas.

Em 2025, para cursar um novo idioma, estão sendo disponibilizadas 36.021 bolsas de estudo em sete línguas estrangeiras: inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e mandarim.

A iniciativa, voltada para população de baixa renda a partir dos 10 anos de idade, é uma oportunidade única de qualificação gratuita com bolsas de 100%, 75% e 50% de desconto, em parceria com escolas de idiomas da capital.

Desse total, 1.900 bolsas são destinadas a pessoas com deficiência (PcDs), reforçando o compromisso da Prefeitura de Manaus com a inclusão de todos no processo de qualificação.

Inscrições

As inscrições começaram no dia 15 e ficam abertas até dia 21 de maio, a partir das 11h (horário de Manaus) pelo site: https://sgbi.manaus.am.gov.br/inscricao/acesso/login. A lista final dos contemplados será publicada no Diário Oficial do Município no dia 25 de julho de 2025.

Podem se candidatar a uma vaga população residente em Manaus com renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo (para bolsas integrais) e até 2,5 salários-mínimos (para bolsas parciais).

Outro critério é ter 10 anos ou mais (18 anos para cursos noturnos); estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental; não ser beneficiário de programa similar; comprometer-se com atividades de contrapartida voluntária; e apresentar documentação comprobatória da renda, caso seja selecionado.

O critério de seleção é baseado na menor renda por morador da mesma casa e a partir de critérios de desempate que levam em consideração tempo de estudo em escola pública e maior idade. A primeira classificação será divulgada no dia 3 de junho, a partir das 14h, no Portal do Candidato.

A entrega de documentos acontecerá de 30 de junho a 02 de julho de 2025, de forma presencial, na instituição de ensino escolhida, com cópias e originais da documentação comprobatória.

Quem não for selecionado na primeira chamada e não tiver sido desclassificado, poderá ter uma nova oportunidade, por meio do cadastro de reserva para futuras chamadas. Somente quem for desclassificado poderá apresentar recurso questionando o resultado, entre 3 e 6 de junho de 2025, na sede da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

O Programa Bolsa Idioma (PBI) representa o investimento da Prefeitura de Manaus em políticas públicas que democratizam o acesso ao conhecimento, promovendo a redução de desigualdades e preparando a cidade para os desafios de um desenvolvimento sustentável.