
Por: Secretaria Municipal de Comunicação
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Com 76 anos de existência, a Guarda Municipal de Manaus (GMM) vive, desde 2021, a maior transformação da sua história. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), tem promovido investimentos inéditos na corporação, com foco em ampliação do efetivo, modernização da frota, capacitação dos agentes e incorporação de tecnologias de ponta no monitoramento da cidade.
São mais de 500 novos agentes, com previsão de alcançar a meta de 1.500 até 2027. Além disso, desde 2022, foram adquiridas mais de 90 viaturas, incluindo carros, motos e quadriciclos, além de armamentos como pistolas, escopetas e submetralhadoras. Em paralelo, a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), tropa de elite da corporação, foi reforçada e passou por treinamento especializado com apoio de forças como COE, Rocam, Choque e Core.
A nova fase começou com a criação da Semseg, em 2021, como parte da reorganização da política de segurança pública da capital. A pasta passou a coordenar as ações da Guarda, que antes atuava de forma limitada à vigilância de prédios públicos, sem a estruturação necessária. Desde então, a corporação ganhou nova missão: patrulhamento preventivo, policiamento comunitário e presença ostensiva nas ruas.
O investimento reflete uma tendência nacional de aproximar a segurança da instância municipal, responsável pelo atendimento direto às necessidades do cidadão. Nesse sentido, o Senado Federal aprovou, por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), em maio, que inclui as guardas municipais no Sistema Nacional de Segurança Pública. O texto agora segue para análise na Câmara dos Deputados.
Em Manaus, a gestão municipal já se antecipa com uma base legal e operacional pronta para a criação da Polícia Municipal, tão logo a PEC seja sancionada.
Para isso, foi criado o Fundo Municipal de Segurança, que habilita a capital a receber repasses federais diretos para investimentos no setor. Os recursos serão essenciais para manter a expansão da Guarda Municipal e para acelerar projetos de inteligência e tecnologia que abrem caminho para a transformação institucional da corporação, que passou a ter atuação integrada ao Centro de Cooperação da Cidade (CCC), inaugurado em 2020.
A unidade concentra a vigilância eletrônica da capital e será ampliada com a implantação do sistema “Smart Manaus”, com a utilização de câmeras com inteligência artificial para leitura automática de placas, reconhecimento facial e alertas em tempo real para situações de risco. O sistema seguirá rígidos protocolos de proteção de dados e será um marco na vigilância urbana da capital.
Crescimento do efetivo e expansão territorial
O efetivo da Guarda, que em 2021 contava com apenas 50 agentes armados, saltou para mais de 570 em 2024. Esse crescimento é resultado de concurso público realizado em 2022 – o primeiro em mais de uma década – e de convocações em etapas subsequentes.
Somente este ano, 215 novos servidores foram nomeados. Para agosto, está previsto o início da formação de outros 150 guardas do cadastro reserva, e um novo concurso com 500 vagas foi anunciado para 2026.
A ampliação do efetivo vem acompanhada da descentralização da atuação da GMM. Em 2023, foi inaugurado o primeiro núcleo operacional na Ponta Negra. Em 2024, a base da avenida Ramos Ferreira, no Centro, entrou em operação. Outras quatro unidades serão entregues até o fim de 2025, nas zonas Leste, Norte e Oeste. Essas estruturas funcionam 24 horas por dia, com rondas fixas em terminais de transporte, escolas, UBSs, praças e áreas de grande circulação.
Resultados expressivos e presença constante
Com o reforço no efetivo, viaturas e inteligência operacional, a Guarda Municipal de Manaus registrou 8.900 ocorrências atendidas entre janeiro e maio de 2025, segundo dados da Central 153. As áreas mais atendidas incluem terminais de transporte, escolas, parques, praças e o centro histórico da cidade. As ações também incluem abordagens a ônibus, com revistas em passageiros e apreensões de objetos ilícitos.
A presença da Guarda Municipal nas ruas tem sido apontada pela gestão municipal como fator dissuasor da criminalidade e de melhoria da sensação de segurança. O patrulhamento escolar, por exemplo, se tornou rotina nas instituições da rede municipal, e a atuação em UBSs e repartições públicas ajuda a prevenir ocorrências nesses espaços.
A Guarda deixou de ser apenas vigilância patrimonial. Ela é, hoje, uma força de segurança reconhecida, equipada, armada e preparada para atuar com eficiência e proximidade da população.
A população pode acionar a Guarda Municipal por meio do número 153, disponível 24 horas. Outras linhas de emergência que podem ser acionadas e contam com o apoio da Guarda Municipal são:
199 – Defesa Civil
0800 092 1188 – Trânsito
118 – Transporte
0800 092 6644 – Direitos Humanos Com planejamento, investimento e tecnologia, Manaus consolida um novo modelo de segurança pública urbana, descentralizada, moderna e próxima do cidadão. É assim que Manaus avança na segurança.