SAEB 2023: Vamos juntos avançar na educação

Por Prefeitura de Manaus – 28, maio, 2024


A cidade de Manaus coleciona avanços na saúde. É destaque na previdência dos servidores municipais, no trabalho, emprego e na limpeza. Agora, chegou a hora de torcer e fazer valer todos os esforços pela educação. Até o dia 10 de novembro, mais de 34 mil estudantes, do 5º e 9º anos do ensino fundamental, de 309 escolas da rede municipal, terão seus conhecimentos avaliados por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Saeb é um conjunto de avaliações realizadas para que o Ministério da Educação (MEC) possa fazer um diagnóstico da educação brasileira e dos fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes, buscando promover a excelência no processo de ensino e aprendizagem em todo o país. O foco são os conteúdos de língua portuguesa e matemática. Para um raio-x completo, a avaliação é aplicada por profissionais sem vínculo com a rede de ensino.

Em Manaus, a preparação dos alunos vinculados à Secretaria Municipal de Educação (Semed) teve início em março deste ano, tendo como carro-chefe o programa Educa+ Manaus. A partir do programa, os estudantes que estão no foco da ação passaram a contar com o 6º tempo escolar como reforço, simulados quinzenais, além de aulas personalizadas e maior acompanhamento familiar.

Outra estratégia foram os “Viradões Saeb”, mesclando aulas presenciais e transmissões on-line para os estudantes da rede.

Com o Educa+, a Prefeitura quer oferecer melhor qualidade de ensino aos alunos da rede e posicionar Manaus como referência nacional e ensino público.

Paralelo à preparação para o Saeb, outras ações têm fortalecido o ensino como um todo na rede municipal. Dentre estas, estão o investimento em ações pedagógicas, a melhoria do salário dos professores – hoje Manaus tem o terceiro melhor do país, e maior autonomia aos diretores de escolas. 

A educação em Manaus está se transformando e fazendo história. Essa é a hora de todos os alunos brilharem.

Na educação, o trabalho também não para.