Saúde municipal que avança e se faz presente na vida dos manauaras

Por Prefeitura de Manaus – 28, maio, 2024


A saúde básica, ofertada pela Prefeitura de Manaus, nunca esteve tão presente na vida dos manauaras. E nada melhor que os resultados para mostrar o quanto a saúde avançou na atual gestão.

Em pouco mais de três anos, a prefeitura reformou 66 UBSs e construiu três novas unidades de grande porte, para fortalecer a assistência e chegar aos locais onde os serviços de saúde eram inexistentes ou insuficientes. Também neste sentido, as equipes de saúde ganharam reforço com a convocação dos profissionais aprovados no concurso público que ofereceu 2.001 vagas para cargos diversos.

Na atenção à saúde da mulher, feitos históricos, como a oferta gratuita do método contraceptivo DIU, que apenas de janeiro a novembro do ano passado beneficiou 2.800 usuárias da rede municipal.

Além disso, o público feminino conta agora com cinco Unidades Móveis de Saúde da Mulher, que visitam áreas de vazio assistencial e que, em menos de 1 ano de funcionamento, realizaram mais de 80 mil consultas e exames como ultrassonografia e mamografia.

Os avanços não param por aí. Através do serviço de telemonitoramento, já foram realizados mais de 224 mil atendimentos, de acompanhamento e monitoramento, de pacientes em tratamento domiciliar.

Já o SOS Vida garante o transporte dos pacientes com dificuldades de locomoção e em situação de vulnerabilidade social, até as unidades de saúde onde realizam procedimentos como hemodiálise, quimioterapia, radioterapia, consultas médicas e exames. Em 2021 eram apenas 29 veículos e hoje o serviço conta com 49 vans e ambulâncias veículos, todos novos e adequados para oferecer conforto e segurança aos usuários.

Na vacinação, a Prefeitura de Manaus é exemplo nacional. Na luta contra a Covid-19, foram mais de 5,6 milhões de doses aplicadas, ajudando a salvar vidas, sobretudo nos períodos mais críticos da pandemia.

Já no combate à malária, a gestão municipal recebeu o prêmio Malária Champions 2023, um reconhecimento internacional às iniciativas municipais de enfrentamento a essa endemia.

E o trabalho não para. Novas UBS serão construídas ou reformadas, as equipes de saúde serão ampliadas e ainda mais capacidades e novos processos e tecnologias serão incorporados para que a população tenha acesso a uma saúde cada vez melhor.

Depois desse breve check-up, não resta dúvida que também na saúde, a Prefeitura de Manaus é presente!

Prefeitura de Manaus
O trabalho não para!